Ocorreu na tarde desta terça feira (13), na Av. Robson Rosa, uma cerimônia para a assinatura de 4 ordens de serviços, sendo que 3 ( Construção de uma Creche e Calçamento de duas Ruas) são no Bairro Sinval Palmeira e 1 (Construção de uma Quadra Poliesportiva com cobertura) na Escola Municipal Julieta Pontes Viana.
Essas obras, depois de prontas, levarão os nomes de itororoenses que serão homenageados e reconhecidos pelos serviços prestados a cidade. Os representantes das famílias dos homenageados estiveram presente no ato e agradeceram o reconhecimento do Prefeito Adroaldo Almeida (PT).
"Estamos construindo uma nova cidade, nenhum prefeito antes de mim olhou para esse lugar, se preocupavam apenas com o centro da cidade, deixando que o município crescesse desorganizadamente, sem nenhum planejamento, hoje tem planejamento e obras para que mais precisa de verdade", disse Adroaldo.

O fato de o município ser contemplado com tantos recursos e projetos educacionais é uma prova de que a Educação na sua administração é levada a sério, se constituindo numa prioridade sem precedentes. A Educação municipal sempre está sendo contemplada com a aprovação de inúmeros projetos. Todos os recursos estruturais e financeiros recebidos são indicativos concretos de que a administração municipal se preocupa e está em dia com todos os requisitos solicitados.
ResponderExcluirHoje o nosso município convive com a dignidade e o respeito maior diante das coisas públicas. Apesar dos sérios problemas que encontramos como uma herança maldita na prefeitura, podemos dizer que melhoramos consideravelmente a máquina administrativa; sobretudo desenvolvendo um trabalho coberto de seriedade e transparência para todos. O Prefeito ADROALDO faz questão de revelar que é um administrador humilde e que com essa mesma característica promete alcançar um segundo mandato na eleição de 2012, com o objetivo de obter mais espaço a fim de desenvolver projetos estruturantes, que venham incrementar o progresso social de todos os itororoenses.
Contudo, mesmo com tais investimentos, os desafios da educação pública, as tarefas dos dirigentes e dos profissionais da educação não podem se resumir a administrar o sistema de ensino ou as escolas. A eficiência é necessária, mas não suficiente. Tem-se que buscar a efetividade ou eficácia, isto é, resultados. Isso pressupõe compreender o contexto sócio-ambiental dos estudantes; construir projetos pedagógicos monitorados, avaliados e aprimorados sistematicamente; trabalhar a interdisciplinaridade e a intersetorialidade; avançar no comprometimento da comunidade e valorizar o papel do educador de acordo com o seu compromisso social e com o estabelecimento e cumprimento de metas qualitativas.
ResponderExcluirMas tudo isso, afinal, são enfoques teóricos e conceituais que de nada valerão se não conseguirmos transformá-los em planos concretos e, acima de tudo, operacionais. O país e o mundo estão cobertos de teses e artigos acadêmicos com diagnósticos sobre a educação. A nós cabe, como dirigentes e profissionais da educação, sair do plano do diagnóstico para encontrar as soluções, o que constitui uma tarefa que exige muito mais de todos e o abandono da inércia, considerando tanto a complexidade da sociedade moderna, competitiva e globalizada, quanto a enorme desigualdade social e cultural de nosso país, sendo que esta última atinge em cheio o principal centro motivador e irradiador da educação: as famílias. Esses desafios não podem ser enfrentados por ninguém isoladamente e, muito menos, por imposição; somente teremos algum avanço com a participação consciente, entusiasmada e deliberada de todos.
Esperamos poder crescer juntamente com as edificações destas novas escolas. Agradeço em nome dos Profissionais de Ensino o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por intermédio da Secretária Sirlene Pereira de Jesus Santos, que não tem medido esforços para que o trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação dê bons resultados. Mas jamais podemos esquecer do nosso papel como educador. Sabemos que a situação não está fácil para ninguém e até mesmo os compromissados, os que realmente são educadores estão passando por crises existenciais. Mas não podemos desistir nunca. Acreditamos que o primeiro passo para a mudança e para o sucesso é a força de vontade em querer mudar a cada dia a sua prática.
ResponderExcluir