A Secretaria Municipal de Educação de Itororó realizou no dia 04/05/12, a 1ª Formação de Professores alfabetizadores envolvidos no Programa Pacto com os Municípios - Todos pela Escola, uma parceria do Estado com os Municípios para alfabetizar as crianças das redes públicas até os (8) oito anos e extinguir o analfabetismo.
O Programa foi abraçado pelo prefeito Adroaldo Almeida, que sempre esteve voltado para novas ações de mudanças e melhorias na educação do nosso município. O evento ocorreu na Câmara Municipal durante todo o dia e contou com a presença de gestores e professores das escolas que oferecem o 1º e o 2º ano, a secretária de educação, Sirlene Pereira, a presidente da Câmara de Vereadores, Marli Silva, a multiplicadora regional, Ivanilde Teixeira, a coordenadora do programa, Sônia Maria Farias e a formadora municipal Senize Oliveira.
Mais uma vez, nosso município vem comprovar que “não há ensino de qualidade, nem reforma educativa, nem renovação pedagógica, sem uma adequada formação de professores".

Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Esta é a principal meta do Pacto pela Educação, programa lançado pela Secretaria da Educação e que visa à melhoria da qualidade das escolas públicas do Estado da Bahia, por meio de um regime de colaboração com os municípios. O programa já conta com 214 municípios parceiros.
ResponderExcluirO Pacto tem como meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Esta proposta pela Educação vem suprir uma lacuna dos municípios quanto à formação de professores. É algo bem direcionado, real e terá um grande impacto na educação baiana. O programa traz a prática do dia a dia, a minúcia da alfabetização e não só a teoria.
PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS.
O trabalho docente e a formação de professores são fios que se entrelaçam já que o desempenho de um bom trabalho depende de uma boa formação e de um saber bem elaborado que corresponda às exigências e às expectativas da sociedade. Porém, desenvolver um trabalho docente à luz dos ideais sociais exige do mesmo uma visão holística das constantes mudanças educacionais, logo, o professor deve estar em constante formação entendida como: pesquisa, estudo de casos, leitura, pensando a informação, questionando para entender a produção do saber, para poder valer desse embasamento teórico e tornar sua prática educativa mais significante. Considerando tudo isso, podemos dizer que os profissionais preparados para trabalharem hoje, nas series iniciais do ensino fundamental, caracteriza-se como um professor que domina os instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções e tem capacidade de tematizar a própria prática, refletindo criticamente a respeito dela. Conhece bem os conteúdos curriculares, sabe planejar e desenvolver situações de ensino e aprendizagem, estimula as interações sociais dos seus alunos e administra com tranquilidade as situações de sala de aula. Conhece aceita e valoriza as formas de aprender e interagir de seus alunos, comprometendo- se com o sucesso dos estudantes e com o funcionamento eficiente e democrático da escola que atua.
ResponderExcluirBoa sorte nesta nova caminhada EDUCADORES/ALFABETIZADORES
“ Eu agora diria a nós, como educadores e
ResponderExcluireducadoras; ai daqueles e daquelas,
entre nós, que pararem com sua
capacidade de sonhar, de inventar sua
coragem de denunciar e de anunciar. Ai
daqueles e daquelas que, em lugar de
visitar de vez em quando o amanhã, o
futuro,pelo profundo engajamento com o
aqui e com o agora, ai daqueles que em
lugar desta viagem constante ao amanhã,
se atrelem a um passado de exploração e
de rotina”.
Paulo Freire