Nesta quarta-feira,07/12/2011 uma reunião com a Comissão Executiva e Representativa do Plano Municipal de Educação (PME),representantes dos sindicatos (APLB,SINSERV) na Camâra Municipal de Vereadores de Itororó para discutir sobre o PME,apresentando os objetivos,diretrizes e metas da educação,para um período de (10)DEZ ANOS.A equipe de elaboração do PME ressaltou a importância deste Plano,entendendo o mesmo como um Plano de Estado e não de Governo.

O príncipio da gestão democrática da educação pública, com status constitucional, e os dispositivos legais relativos a sua implementação, representam os valores e significações dos educadores que preconizam uma educação emancipadora, como exercício de cidadania em uma sociedade democrática. São resultado de um processo instituinte do novo fundamento de gestão democrática da educação a desfazer o paradigma patrimonialista. Mas esses dispositivos legais, por si só, não mudam cultura e valores. Somente as práticas iluminadas pelo novo paradigma podem mudar culturas e valores. Assim, para que os fundamentos do novo paradigma constitucional, que preconiza uma educação democrática, emancipadora, cidadã, possam desfazer os do antigo paradigma patrimonialista, e necessário que as “comunidades escolar e local” adotem a estratégia de participar efetivamente nos conselhos, com autonomia para exercer seu poder cidadão na gestão das instituições públicas de educação, tendo como pressuposto que essas instituições pertencem a cidadania.
ResponderExcluirCompreendendo, por fim, a educação como um direito do cidadão, portanto não excludente, e viabilizada por uma gestão democrática, pode-se vislumbrar a atuação do Conselho Escolar como um instrumento capaz de mediar o alcance da qualidade social na pratica social da educação.